Games: Review de Tekken 8 - Uma Obra de Arte da Bandai Namco!

A Bandai Namco oficialmente apresentou o oitavo capítulo da famosa série "Tekken". Quase vinte anos se passaram desde a última vez que joguei um jogo desta série. Mas lembro até hoje de quando joguei o Tekken 2 pela primeira vez no PlayStation 1, na loja MediaMarkt de Lausanne, na Suíça. Na época, aquele jogo me conquistou imediatamente. Já morando no Brasil, lembro do encatamento quando joguei Tekken 3 e o quanto fiquei fascinado pelo personagem Yoshimitsu. Depois do Tekken 3, veio um limbo com relação à série. Daí vem minha pergunta: ainda é divertido hoje? Vamos ver.

Com mais de 55 milhões de unidades vendidas, TEKKEN tem sido fundamental para definir o gênero ao longo de sua história. Desde sempre, TEKKEN se destacou por suas lutas intensas de um contra um, onde cada golpe é um espetáculo e cada vitória uma saga épica. 

Agora, com TEKKEN 8, a Bandai Namco Studios está aproveitando todo o potencial do hardware de nova geração para elevar ainda mais os traços distintivos da série. O principal objetivo por trás deste novo capítulo é criar uma sensação de "Poder Total" e "Destruição Completa" - não apenas em cada confronto, mas em cada movimento habilidoso executado. Os visuais foram aprimorados para alcançar um nível de realismo fotográfico, enquanto os ambientes destrutíveis aumentam a emoção e a imersão típicas das batalhas de TEKKEN. 

Além disso, TEKKEN 8 introduz um novo sistema de combate, novos modos e recursos, e diversas novidades para os fãs da franquia. Isso inclui uma experiência online totalmente renovada, proporcionando um espaço onde os jogadores podem se encontrar, competir, personalizar suas experiências e compartilhar sua paixão como parte da comunidade de TEKKEN. A pergunta que vou responder ao final desse review será: é realmente ainda divertido hoje?


Configuração

Antes de me lançar nessa fascinante jornada de Tekken 8, vou apresentar a vocês o meu setup. Os testes foram rodados no notebook Dell G15, que você pode conferir as especificações abaixo:
  • Processador AMD Ryzen 5 5600H
  • 16GB de memória DDR4 3200MT/S
  • Placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3050 com 4GB GDDR6
  • Tela Full HD 120Hz
  • Controle 8BitDo Pro 2 Wired
A NVIDIA GeForce RTX 3050 fez um trabalho incrível e manteve a taxa de quadros por segundo cravada em 60 FPS, sem sincronização vertical ativada.

Os softwares GeForce Experience ou NVIDIA APP ainda não estão com os parâmetros de configurações otimizados, mas isso não é um problema: o game detecta automaticamente o hardware e aplica as configurações ideias. E vou deixar uma recomendação: aceite essa auto-configuração. Se você aplicar os filtros de maneira errada, a taxa de quadros por segundo será bastante impactada.


Graficamente, Tekken 8 é muito bem feito. Os efeitos de luzes e dos golpes especiais são muito bonitos. As roupas dos personagens são tão bem detalhadas, que dá até para sentir o cheiro do couro! Mas é um game com muitos elementos gráficos, então deixo como dica você se equipar com uma placa de vídeo mainstream pra cima, para não ter que jogar com as qualidades gráficas baixa. A riqueza de detalhes de cada personagem e do cenário vale uma experiência superior. Qualquer placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3050 ou superior tem mais do que o necessário para rodar o game de maneira equilibrada e satisfatória. 

Eu subestimei a profundidade do jogo

Como joguei os títulos antigos da série, pensei que conhecia Tekken. Bem, eu estava errado. Por exemplo, eu nunca entendi que a história por trás do jogo era tão rica. 


Após derrotar seu pai, Heihachi Mishima, Kazuya continua sua busca pela dominação global, utilizando as forças da G Corporation para travar guerra contra o mundo. Se você não está familiarizado com a trama dos últimos jogos da série, não importa: o jogo resume as aventuras da família Mishima em sete pequenos clipes. A introdução de novatos ao universo Tekken é breve, mas cativante. Vou pular os detalhes da história, não quero te dar spoilers nem te aborrecer.

O conceito de uma narrativa enriquecida por elementos de combate interativos certamente não será estranho para você. Mas para mim sim, e eu gostei muito. A história é cativante graças a elementos exagerados e absurdos que teriam me feito revirar os olhos no passado, mas agora entendo o interesse. Após dois capítulos, mal posso esperar para começar a jogar (e dar uma surra em Kazuya Mishima). 

No modo história, o jogo alterna entre cenas cinematicas, tendo que inclusive apertar botões especificos (como em Until Dawn e The Dark Pictures). Uma coisa muito legal do modo história é que você terá a oprtunidade de jogar com praticamente todos os personagens do game, ajudando a identificar o seu estilo de luta.

Inclusive, uma das coisas que eu mais gostei foi que em determinado capítulo, existe uma batalha que tem um estilo muito RPG. Mas não vou contar mais, para não estragar o game.

Uma curiosidade sobre o game é a interação entre os personagens: cada um fala a língua do seu país e todos eles se compreendem, como se a diferença linguística não fosse um entrave.

Encontre o seu estilo de luta

Encontro nesta sequência velhos conhecidos: Yoshimitsu, Hwoarang, Law... Cada lutador do universo Tekken tem sua própria história. E aqui está a genialidade do jogo: cada personsagem tem um estilo de luta, e desde sempre eu percebi que jogo melhor com Yoshimitsu. Os seus movimentos são mais adequados ao meu estilo de jogo brutal e você pode recriar a história de cada personagem no modo solo.


Meu sucesso limitado nos antigos Tekken também se deve ao fato de eu nunca ter me dado ao trabalho de aprender combos e elaborar estratégias. Eu martelava meu controle como um louco na esperança de acionar por acaso um combo insano que me levasse à vitória. Círculo-círculo-círculo, triângulo-triângulo-triângulo, XXXX, R1-R1, e por aí vai.

O estilo especial é extremamente divertido para iniciantes

Isso provavelmente irritará os profissionais de Tekken, mas eu aprecio muito a função "estilo especial". Isso me permite acionar combos espetaculares para novos personagens sem machucar meus polegares.


Isso claramente me motiva a jogar por mais tempo além da história principal para acumular experiência e sucesso com novos personagens. Por exemplo, consegui usar os golpes especiais do meu antigo personagem favorito King. Agora, sou capaz de nomear todos os golpes: LEGDROP! BACKBREAKER! POWERBOMB! 

Os muitos cenários cheios de reviravoltas também me agradaram muito. Um destaque especial para minha luta na pele de Yoshimitsu contra Nina em uma mansão luxuosa ao som absurdo de música clássica, no meio de móveis luxuosos que reduzimos a pedaços. Os gráficos baseados no Unreal Engine 5 fazem o resto.

O modo Heat e sua barra de "chip" dividida em várias partes

O sistema de combate ganha duas novidades fundamentais: o modo Heat e sua barra de "chip". Esta é exibida em uma barra azul que aumenta gradualmente. Quando o modo Heat é ativado, ele fortalece o efeito de certos golpes por 10 segundos e inflige "chip damage" ao seu oponente, dando aos jogadores a habilidade de utilizar a agressividade como arma e incorporar essas novas táticas ofensivas ao seu estilo de jogo.


Você então tem a escolha entre o Heat Burst e o Heat Engager. Com o Heat Burst, você ataca imediatamente seu oponente: se o golpe o atingir, você pode continuar com um combo ao qual o oponente não pode resistir. O Heat Engage liberta você quando está preso e precisa se defender. O oponente é jogado para longe e seu personagem pode avançar sobre ele. Se você for rápido o suficiente, o Heat Engage permitirá que você siga com um contra-ataque.

A barra de chip é exibida em branco e faz parte de sua barra de vida. Quando você perde vida, acertar seus ataques permite recuperá-la automaticamente. Um jogo ofensivo e agressivo é recompensado, bloquear os ataques e esperar por uma oportunidade rara para atacar seu oponente não será suficiente.

Arcade Quest: mais ajuda para os novatos

Outra novidade: o modo Arcade Quest, que retoma a história em torno do universo Tekken e integra o ambiente do fliperama, onde tudo começou. Você aprenderá tudo sobre o sistema de classificação Tekken, combos e mecanismos de combate que talvez não conheça se jogar apenas o modo história. Você também receberá elementos de personalização para seu avatar no modo história. Em resumo, é uma mistura de tutorial e modo de jogo. Seja você um novato ou se está procurando aprimorar suas habilidades competitivas, esse é o modo para você fazer isso.

Não há necessidade de mudar uma fórmula que funciona

Obviamente, não posso dar um parecer de especialista. Mas o fato de ter precisado de apenas dois minutos para me reintegrar ao jogo após 20 anos de ausência diz muito. A Bandai Namco se concentra nos pontos fortes do jogo sem mexer neles: tudo o que funcionava foi refinado, mas não alterado profundamente. O editor de jogos também inclui muitas referências e piscadelas aos jogos anteriores para agradar aos veteranos de Tekken. Vários personagens míticos também estão de volta, alguns fazendo seu grande retorno e três são completamente novos:
  • Azucena Milagros Ortiz Castillo: campeã de MMA e barista peruana
  • Victor Chevalier: ex-combatente francês e fundador da Raven Unit
  • Reina: uma mulher aparentemente inocente, mas que tem uma ligação misteriosa com o clã Mishima e adota seu estilo de luta
Além disso, vários modos completamente novos foram adicionados, que podem ser ignorados se não nos interessarem.

Veredicto: 20 anos na realidade, duas semanas na experiência


Há muito tempo eu havia deixado Tekken de lado... Mas agora, a série evoluiu em todos os aspectos. A narrativa em torno do "Iron Fist Tournament" está mais envolvente e profunda do que nunca. Com uma ampla variedade de personagens, cada um mais fascinante que o outro, mergulhar nas histórias pessoais deles adiciona uma camada extra de diversão ao modo solo, prolongando a experiência e aumentando ainda mais a vontade de jogar. Além disso, outros modos como Tekken Ball e o novo Arcade Quest oferecem momentos de diversão adicionais.

Embora as batalhas contra jogadores reais - sejam desconhecidos online ou amigos reunidos na frente da TV - continuem sendo as mais emocionantes, posso dizer com confiança: estou de volta!

Para mais informações sobre o TEKKEN 8 e outros produtos da Bandai Namco Entertainment America Inc., acesse o site oficial.

Sobre a Bandai Namco Entertainment America Inc.

A Bandai Namco Entertainment America Inc., parte do Bandai Namco Group, é uma distribuidora e desenvolvedora global líder de entretenimento interativo para os principais consoles de videogame, PC, plataformas online e móveis. A empresa é conhecida por criar muitas das amadas franquias clássicas da indústria, como PAC-MAN®, GALAGA®, TEKKEN®, SOULCALIBUR® e ACE COMBAT®; publicar a aclamada série DARK SOULS™ e o título de grande sucesso ELDEN RING™. A Bandai Namco Entertainment America Inc. também é a principal editora no hemisfério ocidental de videogames baseados em anime, incluindo GUNDAM™, NARUTO SHIPPUDEN™, DRAGON BALL™ e ONE PIECE®. A Bandai Namco Entertainment America Inc. está sediada em Irvine, Califórnia. Mais informações sobre a empresa e seus produtos podem ser encontradas no site oficial.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato