Eu sempre joguei muitos jogos de plataforma, tanto 2D quanto 3D, mas o que eu realmente cresci jogando veio pelo lado da Nintendo. Destrinchei jogos como Super Mario World, Ardy Lightfoot, Hook, Bonkers, The Mask, dentre outros grandes sucessos do SNES, e até mesmo Super Mario 64, Crash Bandicoot e outros títulos nos consoles das gerações seguintes. No entanto, em algum lugar desse meio de caminho, joguei alguns jogos, esporadicamente, da série Sonic. O curioso, no entanto, é que foquei muito em 2 jogos: uma hack rom de Sonic 4 para o SNES (que era surpreendentemente boa e contava com um checkpoint do nosso encanador favorito pulando), e contra o gosto de muitos, Sonic Unleashed, que mistura sessões 2D e 3D de corrida com ação Beat’em Up na forma de Sonic Lobisomem. Tido como a ovelha negra dos jogos do Sonic, esse ainda se tornou meu favorito da série. Isso até eu jogar Sonic Superstars!
À primeira vista, Sonic Superstars é uma grande homenagem aos jogos clássicos do ouriço azul, adaptando a gameplay clássica dos personagens que já conhecemos nas plataformas 2D, agora com visual repaginado e totalmente em 3D, resultando em uma exploração 2.5D dos cenários. Mas 2.5D? Como assim?
Composição das Fases
Basicamente as fases (ou atos, como são chamadas) não são totalmente lineares e possuem vários planos. Dependendo dos caminhos tomados, você pode estar avançando para frente ou para trás da fase, descobrindo segredos, fases extras e até mesmo se lançando para planos mais distantes da tela. Esses planos são aqueles fundos que você vê logo após o primeiro plano, que aparentam ser somente uma camada do fundo da fase, que dividido em várias camadas resulta em um ambiente que aparenta ser muito maior, trabalhando sua profundidade com o efeito Parallax gerado.
As fases extras são acessadas via portais que você encontra em cada fase principal, e podem ser de tipos diferentes. Normalmente, pequenos portais e fendas resultam em fases onde Sonic está caindo ou voando para cima, e consistem em coletar o maior número de anéis numa curta sessão até a saída do portal. Outro tipo de fase extra te coloca em uma estrutura giratória, onde seu personagem, em forma de bolinha, deve ser levado, passando por vários obstáculos quebráveis e mecanismos de mudança de rotação da fase, até grandes moedas (que mais tarde explicarei a função).
O terceiro tipo principal de fase extra é acessada via anéis gigantes. Essas são as fases das esmeraldas, onde a visão se volta para um 3D em terceira pessoa, semelhante a sessões de terceira pessoa dos jogos Sonic The Hedgehog 3, Sonic 3D Blast e Sonic CD. Nelas, você deve se pendurar em ganchos e se balançar ao melhor estilo “homem-aranha”, enquanto coleta moedas que aumentam o tempo de duração da fase, e tenta agarrar a esmeralda da vez. Vale lembrar que essas fases extras não são marcadas em fases específicas, ou seja, caso você não consiga pegar a esmeralda, você pode tentar pegá-la novamente na próxima fase.
O último tipo de fase extra são os atos de fruta. Normalmente esses são liberados quando, ao finalizar um ato, você tira uma fruta na roleta de prêmios. Esses atos são, geralmente, focados em pontuação e coleta de anéis, mas são acessados por fora dos atos normais, sendo então “fases bônus independentes”.
Esmeraldas do Caos
As esmeraldas, por si só, não são simples colecionáveis nesse jogo. Cada uma fornece uma habilidade especial para Sonic, tais como realizar um ataque em área na tela inteira, conseguir direcionar vários pulos e impulsos em sequência manipulando a direção que o ouriço voará, revelar plataformas escondidas, dentre outras. São no total 7 esmeraldas do caos, e coletando todas você tem acesso ao poder do Super Sonic, onde ele basicamente vira, por alguns segundos, um Super Sayajin com muita cafeína, realizando dashs mais rápidos, ataques mais fortes, dentre outras melhorias.
Zonas e Atos
O jogo é composto por 11 zonas na sua história principal. Zonas são as áreas no mundo onde as fases se localizam. É como se fossem o “tema” dessas fases, como por exemplo Bridge Island Zone, que é a zona inicial semelhante a Green Hill, Pinball Carnival Zone que dá tema à zona de jogos e carnaval, lembrando tendas de circos, dentre outros temas. A variedade de temas é bem grande, e muitas vezes me arrancava sinceros sorrisos enquanto jogava, pois sempre existiam mecanismos novos em cada nova área.
Cada zona é composta, normalmente, por 1 a 3 arcos, incluindo as fases principais onde você pode jogar com qualquer personagem, os atos fruta já mencionados, e alguns atos exclusivos onde determinados personagens são obrigatórios. Isso faz com que você ao menos experimente a jogabilidade de cada um dos personagens disponíveis, e os atos exclusivos trabalham muito bem com as características individuais de cada personagem. Ao todo, o jogo conta com 26 atos.
Personagens
Temos um leque de 4 personagens utilizáveis e 1 desbloqueável, totalizando 5: Sonic, Tails, Knuckles, Amy e Trip! Sem considerar os atos exclusivos, você pode jogar todas as fases com qualquer um desses personagens, o que garante um bom valor de rejogabilidade. Utilizando de habilidades diversas em determinados atos, você pode alcançar novos lugares e até mesmo liberar segredos antes inacessíveis. Além disso, você se torna capaz de adaptar o jogo ao seu estilo de gameplay.
As habilidades são bem distintas: Sonic é bem rápido, sendo capaz de realizar vários dashs em situações específicas; Tails é capaz de planar e até mesmo ganhar altitude voando com sua cauda dupla; Knuckles consegue planar em posição de soco e, caso atinga uma parede, os espinhos em suas mãos permitem que você a escale indefinidamente; Amy usa um martelo gigante que pode repelir inimigos e grandes projéteis; e Trip, sendo a única personagem desbloqueável somente após o final do jogo, possui a habilidade de pulo duplo e de escalada, semelhante a Knuckles.
Curva de Dificuldade
A curva de dificuldade do game é bem justa. As fases iniciais não oferecem um grande desafio, enquanto algumas fases da metade do game apresentam desafios interessantes, e as fases finais foram capazes de me fazer arrancar alguns fios de cabelo e barba. Tanto os desafios de plataforma quanto os chefes se tornam mais desafiadores a cada ato, o que acaba por te relembrar da importância do poder das esmeraldas do caos. Me peguei em mais de uma situação, tendo que recorrer a poderes específicos, na base da tentativa e erro, para superar determinados desafios, o que é muito positivo, visto que incentiva a criatividade do jogador em relação aos seus poderes. Nem sempre um poder, sozinho, vai garantir a vitória contra um chefe, mas a forma que você o utiliza, sim.
Há, no entanto, sequências nas zonas finais que podem ser frustrantes. Alguns chefes são bastante longos e, além do desafio que apresentam, não possuem qualquer checkpoint no meio de sua luta. Isso me desmotivou pelo menos duas vezes a continuar tentando, quando fui derrotado ao final da luta, e vi que eu voltava sempre na primeira fase do chefe. No entanto, em nenhum momento ele é injusto, visto que os desafios apresentados podem ser superados sempre observando-se o comportamento e os movimentos dos inimigos, basta paciência e perseverança. Por essa razão, não consigo considerar o pico de dificuldade apresentado por essas seções finais como algo negativo. É apenas uma muralha a ser superada. O sentimento de recompensa ao superá-la é facilmente descrito por qualquer jogador amante de jogos desafiadores (tais quais até mesmo os souls-like, gerando um paralelo interessante sobre a real dificuldade do game estar sob a perspectiva e atitudes do próprio jogador). Nada é muito impossível de ser realizado nessas lutas, apenas exigem atenção e perseverança.
E por falar nos chefes, eles também são extremamente variados tanto em visual, quanto em mecânicas. Cada um exige que você contra-ataque habilidades específicas e utilize recursos diferentes para os atingir. Além disso, algo bem legal é que eles geralmente podem ser vistos ao fundo do mapa de todos os atos, geralmente como objeto de cenário ou personagem realizando alguma ação ao fundo. Suas lutas são bem divertidas e assumem pontos altos no jogo.
Loja de Robôs e Skins
Além de tudo isso, as moedas gigantes coletadas em cada nível podem ser gastas nas lojinhas do game! Nelas você pode comprar skins para seus personagens, e partes de robôs. Pera aí, robôs?
O jogo conta com um modo multiplayer online onde cada um é representado por um robô completamente personalizável. Sendo assim, você pode usar suas moedas para comprar partes de Metal Sonic, Metal Knuckles, dentre todos os outros personagens disponíveis, e personalizar seu próprio personagem para se diferenciar dos competidores. É algo completamente opcional e não é uma microtransação. A loja funciona 100% com a moeda interna do jogo!
Tempo de jogo e valor
Sonic Superstars não é um jogo longo. Eu terminei minha campanha, jogando somente com o próprio ouriço, em cerca de 6 horas, porém não fui atrás dos 100% ainda. Vale também considerar que o jogo te incentiva a jogar várias fases “correndo”, afinal, nosso amigo azul é um velocista, então é de sua natureza ultrapassar os obstáculos “a milhão”. No entanto, cada ato é bem vasto e pode ser muito mais explorado para se cumprir seus objetivos secundários. Também há uma história com fases feitas especialmente para Trip após a finalização da campanha principal.
Além disso, o jogo possui modos de jogo cooperativo local, multiplayer online pvp que utiliza os robozinhos criados na loja (onde ocorre uma sequência de várias fases ao melhor estilo gincana com vários players), e o modo time trial, que permite que você desafie seus próprios tempos e quebre recordes em cada ato.
No geral, ele não é um jogo longo, mas assume uma boa duração para o seu gênero e proposta. Não é como se ele fosse ficar arrastado caso tivesse mais níveis, mas todas as possibilidades de rejogabilidade que o jogo oferece com certeza multiplicam muito as horas totais. Além disso, não foge muito do que outros jogos da franquia com proposta semelhante entregam.
Lógico que temos também que considerar que é um lançamento que saiu a preço cheio, então somente quem está interessado em comprar o jogo poderá dizer se vale o investimento de mais de 200 reais ou não, mas é sempre bom lembrar que jogos longos não são sinônimos de jogos bem resolvidos. Muitas vezes um jogo mais curto pode entregar melhores experiências de acordo com a forma que ele trabalha, e isso ele faz com maestria. É contraprodutivo usar o tempo de duração como única métrica de valor. Nós entregamos essa análise justamente com o objetivo de permitir ao jogador decidir se as possibilidades entregues pelo game valem seu investimento. E se não valer ainda, tudo bem também! Aguardar uma promoção sempre é positivo!
Pros:
- Extremamente nostálgico, atualiza estilo gráfico e renova a gameplay clássica sem perder a essência.
- Alto valor de rejogabilidade para 100%
- Multiplayer divertido e variado, seja coop ou pvp.
- Fases bem bonitas e complexas.
- Boa curva de dificuldade.
- Trilha sonora 100% impecável.
Cons:
- Apesar de atualizar bem os gráficos, as animações de alguns personagens, incluindo do próprio Robotnik deixam a desejar.
- Não há uma grande variedade entre cada ato de uma zona, com excessão dos atos exclusivos.
- Jogo curto, o que pode decepcionar quem esperava mais conteúdo.
- Coop só é possível se jogado de forma local.
Sonic Superstars é um excelente jogo de plataforma 2D, com gráficos bonitos, boa variedade de estilo de gameplay e alto valor de rejogabilidade. Pode não ser dos mais compridos, mas com certeza entrega muita diversão e qualidade no pacote. Se mostrou divertido tanto em seções mais complexas de gameplay, quanto em seções onde meu objetivo foi completar a fase correndo mais rápido que você para tirar as roupas do varal. Uma excelente pedida tanto para antigos fãs da franquia que não torcem o nariz para novidades, como para novos fãs que querem um bom jogo como ponto de partida. O jogo está 100% em PT-BR e disponível para todas as plataformas atuais!
Aproveitando, deixamos um agradecimento à Casa 882 e à 2Game, que nos cedeu o game de forma gratuita para a realização dessa análise! A 2Game é uma loja de jogos digitais que está chegando com força no Brasil e oferecendo promoções incríveis! Suas compras podem ser efetuadas direto pelo site https://2game.com/br/, e você recebe a chave do seu jogo para a ativação na Steam em segundos! Além disso, você pode ainda utilizar o cupom “BADERNA” ao fechar sua compra, o que ainda fornecerá mais 5% de desconto sobre o valor total! Então não perca tempo e já aproveite as promoções de final de ano para garantir aquele presentão de Natal! A 2Game leva o selo de confiança e recomendação do Baderna do Dragão!