Anderson Viana: Comecei a mexer com computadores muito cedo, por volta dos meus 12 anos. Meu primeiro PC foi um K6-2 de 500MHz. Naquela época, resolver qualquer problema custava em torno de 90, 100 reais para coisas simples. Meu pai ficava aborrecido, pois R$100 em 2002 era uma quantia considerável. Quando ele ameaçou não gastar mais com isso, eu soube que tinha que me virar! Corri atrás de informações, em uma época em que praticamente não existia internet, para aprender a formatar. Depois, tomei coragem para abrir, e aí as coisas fluíram automaticamente. Peguei gosto por hardware e desde então, nunca mais parei! Resumindo o que aconteceu depois da adolescência, comecei a trabalhar na loja que hoje conhecemos como Rocketz. Como eu era da área de compras/produtos, acabei conhecendo os fabricantes, que posteriormente me inseriram na X5 Computadores, onde conheci o pessoal da AMD. Daí para a frente, vocês já sabem: AMD, ADATA e atualmente, Cooler Master.
O Benchmarker: Explique a importância de ter uma boa fonte para o desempenho do PC.
Anderson Viana: A fonte é como o alimento que nós, humanos, comemos todos os dias; nós precisamos de alimento para sobreviver, de preferência, alimento de boa qualidade. Componentes de PC também! Essa analogia com a comida também se aplica aos PCs. A energia tem oscilação, especialmente no Brasil, onde algumas regiões têm muitas oscilações e quedas. Uma boa fonte, combinada a uma rede elétrica aterrada e a um bom filtro/nobreak, vai garantir que nenhuma falha na rede elétrica, mesmo aquelas que a gente não vê (surtos, micro oscilações etc.), afete algum componente do PC. Ao mesmo tempo, garante uma boa eficiência em todas as faixas de consumo. É sempre importante verificar os dispositivos de proteção da fonte que está sendo adquirida, como o OVP, OPP, OCP, SCP, OTP, BOP etc.
O Benchmarker: Como posso identificar a fonte correta para o meu PC?
Anderson Viana: Tratando-se de consumo, uma pessoa leiga pode sempre se basear na recomendação do fabricante de GPU. Geralmente, essas recomendações excedem bastante a necessidade real de potência requerida, o que é algo bom para quem não entende. Nunca vai errar para menos, mas ao contrário, terá alguma margem (relativamente alta) para mais.
O Benchmarker: Você acha que a fonte ainda é um componente negligenciado em setups de PC?
Anderson Viana: Muito. Ainda vivemos em um tempo em que ter um Selo 80 Plus é, para a maioria das pessoas, sinônimo de qualidade. Por isso, canais como o Teclab são tão necessários!
O Benchmarker: Quais são as principais famílias e modelos de fontes que a Cooler Master disponibiliza no Brasil?
Anderson Viana: Atualmente, trabalhamos com diversas linhas de produtos e estamos incluindo muitas outras em nosso line-up. Porém, as mais conhecidas são as séries MWE, V Series, Elite, XG e GX.
O Benchmarker: Qual é o prazo de garantia das fontes da CM e como avalia a eficiência delas? Uma fonte com selo 80 significa que ela é boa? Quais são as potências de fontes que a CM vende?Anderson Viana: Temos fontes dos 400 aos 2000W. Porém, as garantias diferem de linha para linha. Para um detalhamento melhor, o consumidor pode acessar este site e verificar a garantia de literalmente todos os nossos produtos.
Sobre a eficiência, os selos 80 Plus e Cybenetics são os meios mais conhecidos hoje a respeito disso. Como se sabe, toda fonte, para fornecer determinada quantidade de energia, também gasta um pouco de energia no processo. Ou seja, um computador com 500W de consumo está puxando um pouco mais do que isso da tomada. A quantidade de QUANTO mais vai depender da porcentagem de eficiência daquela unidade naquela faixa de consumo. Os selos 80 Plus e Cybenetics são justamente sobre isso.
Entretanto, uma fonte ser certificada para determinada faixa de eficiência não necessariamente quer dizer que ela seja boa. É talvez padrão na cabeça das pessoas, por exemplo, que uma fonte Gold seja minimamente decente, mas como o Teclab já nos mostrou em diversos testes, de diversos modelos do mercado, nem sempre...
O Benchmarker: Poderia indicar três modelos de fontes para PCs de entrada, intermediários e high-end?
Anderson Viana: Eu começaria com a Elite NEX nos computadores de entrada, que são fontes bem baratinhas, com foco em PCs mais em conta, porém ainda assim, com 3 anos de garantia. Para os intermediários, as MWE Bronze/Gold são uma boa e para PCs de alto desempenho, que geralmente vão ficar por muitos anos sem upgrades, apesar das MWE Gold também serem perfeitamente adequadas, as V-Series, GX e XG são ótimas pedidas, especialmente por terem uma garantia bem agressiva de 10 anos.
O Benchmarker: Pode explicar a diferença entre fontes semi-modulares e modulares?
Anderson Viana: As fontes semi-modulares têm cabos de energia de alimentação da CPU e placa mãe não modulares. Os cabos modulares se limitam aos cabos opcionais (Sata, PCIE etc.). Já as Full Modulares têm literalmente todos os cabos modulares.
O Benchmarker: As fontes da Cooler Master são compatíveis com PCIe 5.0?
Anderson Viana: Nem todos os modelos são compatíveis. Temos modelos MWE que já são, além das novas GX III que entrarão no mercado em breve, e alguns modelos mais novos das V-Series, incluindo os novos modelos V-SFX
O Benchmarker: Qual é o prazo de garantia? A garantia é local?
Anderson Viana: As garantias variam de 3 a 10 anos a depender do modelo, porém todos os produtos comercializados no Brasil têm garantia local.
O Benchmarker: As fontes da Cooler Master são compatíveis com todos os fabricantes de hardware?
Anderson Viana: Sim.
O Benchmarker: O que é PFC Ativo? Todas as fontes possuem PFC ativo?
Anderson Viana: O PFC ativo é um recurso das fontes que melhora a eficiência energética e reduz a perda de energia e o calor gerado. Ele atua corrigindo o fator de potência dela, o que faz com que o aproveitamento da energia que ela recebe da rede elétrica é MUITO maior do que as fontes antigas com PFC passivo. Então, para resumir, essas fontes são mais econômicas, frias e silenciosas que as fontes sem PFC ativo. Atualmente, eu desconheço modelos recentes que já não tenham PFC ativo.
O Benchmarker: O que são cabos sleeved e qual sua importância em uma fonte?
Anderson Viana: Cabos sleeved são cabos adaptados criados em um tipo de tecido e a função é meramente estética, já que você pode escolher a cor que quiser. Existem sleeved que se ligam aos cabos originais das fontes, tornando-os 100% compatíveis com qualquer modelo, mas algumas empresas já trabalham com a criação também de cabos modulares que são ligados diretamente às fontes.
O Benchmarker: Quais são as lojas oficiais para adquirir produtos da Cooler Master?
Anderson Viana: Todas nossas parceiras e distribuidores oficiais podem ser encontrados clicando aqui.
O Benchmarker: Para Finalizar, pode compartilhar detalhes sobre o seu próprio setup?
Anderson Viana: Meu PC:
- Processador AMD Ryzen 9 7900
- WC Cooler Master ML240 Atmos
- Placa mãe ASUS ROG Strix B650 Wifi
- 2x32GB Kingston Fury Beast 6000mhz Expo White
- Placa de video Galax RTX 4070 12GB
- 1 x Kingston Fury Renegade 1TB
- 1 x Kingston NV2 2TB
- 1 x Kingston NV1 2TB
- Fonte Cooler Master MWE Gold V2 de 1050W
- Gabinete Cooler Master QUBE 500 Flatpack Black
- Monitor Cooler Master GM34-CW2 Ultrawide 165HZ
QLED
- Teclado Cooler Master MK721 30th Year Edition Wireless
- Keycaps custom da Goblin Tech Keys
- Mouse Cooler Master MM731 Wireless
- Headset Cooler Master MH670 Wireless
- Cadeira Cooler Master X1C
Agradecemos por desvendar os bastidores da Cooler Master Brasil, oferecendo-nos uma visão única do papel crucial que a empresa desempenha no mercado nacional. Suas sugestões valiosas sobre fontes de alimentação, eficiência e escolha de componentes para diferentes níveis de PCs foram incrivelmente esclarecedoras para nossa audiência.
À Cooler Master e a Anderson Viana, nosso reconhecimento pela dedicação em impulsionar a inovação e qualidade no cenário tecnológico brasileiro. Estamos ansiosos para as futuras realizações da Cooler Master e para continuarmos acompanhando as tendências e avanços do mundo do PC gaming.
Muito obrigado, Anderson Viana, por enriquecer nosso conhecimento e proporcionar uma visão privilegiada do futuro emocionante que se desenha no horizonte da tecnologia. Que a jornada da Cooler Master continue a inspirar entusiastas e a moldar o panorama do PC gaming no Brasil.