Os fãs tiveram que esperar mais de dez anos para descobrir um novo Mario em 2D. A espera valeu a pena. "Super Mario Bros. Wonder é um dos melhores jogos Mario já criados. O meu primeiro console foi o NES, que veio com um bundle do Super Mario Bros., e até hoje é pura nostalgia para mim. Somente o Super Mario Bros. 3 do SNES me fez tão feliz depois do famoso jogo do Nintendinho. O Mario 64 foi épico e é sem dúvida um dos meus favoritos neste universo, mas já não era mais um game de plataforma das antigas.
Quando joguei Super Mario Bros. Wonder (compre o seu aqui!) na Brasil Game Show 2023, estava cético. Esse foi o sentimento que tive quando a Nintendo anunciou Super Mario Bros. Wonder, um novo Mario 2D. Isso se deve principalmente à série New Super Mario Bros., que me decepcionou um pouco a cada novo lançamento. Claro, todos eram plataformas 2D sólidas. Mas a magia de Mario estava ausente, exceto pelo excelente primeiro título no Nintendo DS.
Levei cerca de 15 horas para terminar o Super Marios Bros. Wonder. E o que eu posso dizer é: compre e jogue. Este jogo louco não tem nada a ver com a fórmula de jogabilidade de seus predecessores. E isso já é um motivo para jogar!
Tão Familiar e Ainda Completamente Diferente
A história de Super Mario Bros. Wonder, como a de qualquer outro jogo Mario, é rapidamente contada. Mario e seus amigos são convidados para o Reino das Flores vizinho. Eles são recebidos pelo rei Florian, que quer mostrar a eles o poder do que ele chama de "flores milagrosas". Claro, Bowser destrói as festividades e rouba a flor para si mesmo. Quando ele toca na flor, se transforma em um castelo voador. Sim, você leu certo. Bowser agora é um castelo.
A cinemática de introdução, lindamente encenada, estabelece muito cedo um padrão que será mantido ao longo do jogo. Em Super Mario Bros. Wonder, muitas coisas parecem familiares à primeira vista - até que o jogo me confronta com uma reviravolta inesperada e me surpreende completamente.
Assim, o design dos níveis reserva algumas surpresas e quebra regularmente com as leis sagradas de Mario. Como fã de longa data de Mario, quase caí da cadeira quando vi uma planta piranha sair de seu tubo e começar a andar. Ou quando percebo que posso mover alguns tubos no jogo para acessar seções secretas do nível. Os muitos novos tipos de inimigos também me impressionam com seu design não convencional e comportamento inesperado.
Graficamente, o jogo continua me surpreendendo. Os níveis e mundos visualmente lembram New Super Mario Bros. à primeira vista. Mas, no geral, eles parecem muito mais dinâmicos. Há movimento por toda parte. O mundo do jogo parece vivo e bem feito, exceto por algumas exceções pouco detalhadas mais tarde no jogo. Os personagens, com seus rostos expressivos, também são muito vivos. Eles se destacam também por novas animações e efeitos - se eu cair na água, Mario fica visivelmente molhado por um breve momento.
Em termos sonoros, o jogo também é convincente. Muitas ações dos personagens do jogo e dos inimigos são acompanhadas por efeitos sonoros apropriados, que complementam a excelente trilha sonora animada. É particularmente legal: muitas "flores tagarelas" estão espalhadas nos níveis e acompanham minhas ações com comentários maliciosos. E mesmo com uma verdadeira síntese de voz! As plantas falantes trazem um novo nível de meta-humor raramente visto nos jogos Mario.
Apenas uma ressalva: Charles Martinet, o dublador original de Mario e seus companheiros, não está mais presente neste jogo. Ele foi substituído pelo novato Kevin Afghani. Os fãs hardcore de Mario perceberão claramente a diferença nos trechos de voz de Mario e Luigi. Este último, em particular, não é mais tão carismático como antes. É uma pena. Mas talvez eu me acostume com a nova voz.
Personagens Jogáveis
Além do encanador italiano, Luigi, Peach, Daisy, Toad, Yoshi e Nabbit também são jogáveis. Não importa qual personagem eu escolha, todos eles têm exatamente o mesmo controle. Yoshi e Nabbit são especialmente adequados para iniciantes, pois não sofrem danos dos inimigos. Ainda podem cair em buracos.Uma surpresa adicional: a Princesa Daisy é jogável pela primeira vez em "Wonder".
Variedade Pura
Outro padrão que se repete ao longo do jogo é a alta densidade de ideias malucas. Isso torna o jogo extremamente variado. Isso se deve em grande parte às flores milagrosas mencionadas no início. Estas estão escondidas nos níveis. Quando Mario toca uma flor milagrosa, a anarquia e o caos se instalam por um curto período. Eu nunca sei o que esperar. Realmente nunca.
Os efeitos das flores têm influência no nível ou causam uma transformação em meu personagem. No primeiro caso, por exemplo, me vi caindo repentinamente pelo ambiente do jogo e me encontrando em um minijogo de pára-quedismo. Ou, ainda, um rebanho de bisões selvagens apareceu sem aviso e eu os montei através do nível. Ou, ainda, um dos meus melhores momentos: A perspectiva de um nível muda abruptamente de uma visão lateral para uma visão de cima para baixo.
As transformações do meu personagem no jogo são igualmente loucas. Eu percorro um nível em formato de pinos na forma de uma bola de Mario gigante com espinhos. Flutuo pelos ares e pelo espaço na forma de um balão. E sou transformado em Gumba, que não pode pular e precisa se esconder dos outros inimigos. Estes são apenas alguns exemplos do repertório praticamente infinito de conceitos de jogabilidade selvagens.
Os efeitos da flor milagrosa me motivam a percorrer os níveis várias vezes. Depois de completar um nível com a flor milagrosa, quero imediatamente saber como o nível é jogado sem a ativação da flor. Em todos os lugares, há passagens escondidas, objetos e novas saídas secretas de nível a serem descobertos. Ao contrário dos antigos Marios 2D, não tenho restrição de tempo em Wonder. Posso passar tanto ou tão pouco tempo quanto quiser em um nível. É maravilhoso.
Poder do Elefante e Furadeira
Além dos clássicos como a flor de fogo, Super Mario Bros. Wonder se destaca por novos bônus. Mario e seus amigos podem se transformar em elefante, vestir uma poderosa combinação com um capacete de furadeira ou atirar bolhas de sabão com o power-up de sabão.
Estes três itens me dão novas possibilidades em combate. Como elefante, empalo os inimigos com minha tromba - é muito engraçado. O capacete de furadeira me permite atacar as criaturas irritantes pulando por baixo - uma verdadeira mudança de jogo. E com as bolhas de sabão, eu capturo os inimigos e os transformo em moedas.
A furadeira e o power-up de bolhas de sabão também abrem novas possibilidades de movimento. Com o primeiro, eu escavo no chão ou no teto e me movo livremente para frente e para trás. Isso me permite atacar os inimigos à espreita e descobrir passagens escondidas. Com o segundo, posso usar bolhas de sabão como plataformas temporárias e pular sobre elas. No geral, acho esses três itens muito bem-sucedidos. Eles trazem novos elementos de jogabilidade ao jogo, são visualmente cativantes e divertidos de usar.
Os Distintivos Não Exploram Todo o seu Potêncial
Além dos power-ups clássicos, agora existem "badges". Estes são modificadores de jogabilidade que podem ser equipados antes do início de um nível ou depois de morrer em um nível.
Há um total de 24 distintivos. Alguns deles têm influência nas habilidades. Por exemplo, o "boné de paraquedista" me permite desacelerar minha queda e aumentar o alcance do meu salto. Com o "Salto alto em suspensão", eu pulo um pouco mais alto do que o normal. E com a "Tiro de espiral", Mario se transforma em Homem-Aranha e dispara espirais verdes que o permitem se agarrar às paredes.
Além desses modificadores de jogabilidade, existem também distintivos passivos. Estes me permitem, por exemplo, coletar mais moedas ou receber indicações visuais sobre segredos escondidos. E então há os "badges especialistas" para os masoquistas. Estes são modificadores às vezes completamente absurdos que tornam minha vida desnecessariamente complicada. Posso me tornar invisível ou correr a uma velocidade enorme com a "propulsão a jato".
Acho lamentável não poder combinar os distintivos entre si. Por outro lado, é muito louvável que os modificadores de jogabilidade funcionem independentemente dos power-ups. Se eu for atingido por um inimigo, perco o power-up, mas mantenho o distintivo. Isso evita frustrações desnecessárias e me motiva a correr mais riscos na exploração dos níveis.
No entanto, há um grande problema: o jogo não me motiva a experimentar com os distintivos. Os níveis são projetados de tal forma que o tipo de distintivo que equipar não faz diferença. Posso completar cada nível com qualquer distintivo e encontrar todos os objetos colecionáveis.
No meio do jogo, encontrei um distintivo tão poderoso que ignorei completamente todos os outros até os créditos finais. É uma pena. Eu teria gostado de ser mais motivado, ou até mesmo forçado, a testar diferentes estratégias e distintivos. Assim, o potencial desse sistema de vantagens, embora inteligente, nunca é realmente explorado. Mesmo independente dos distintivos, gostaria de um pouco mais de desafio do jogo. "Super Mario Bros. Wonder é um dos jogos "Mario" mais fáceis de jogar.
O Modo Online é Surpreendentemente Bom
Uma das maiores surpresas de Super Mario Bros. Wonder para mim é o modo online, muito bem projetado. Quando eu o ativo, vejo "fantasmas" de jogadores de todo o mundo correndo e pulando nos níveis. Esses fantasmas estão ou jogando ao mesmo tempo que eu ou são dados salvos. Não posso realmente interagir com os fantasmas. Mas às vezes eles me ajudam indiretamente mostrando o caminho para objetos ocultos ou saídas secretas de nível.
Os fantasmas têm outra vantagem. Se eu morrer, me transformo em "fantasma" e flutuo no nível. Se eu tocar em um fantasma de um jogador online dentro de cinco segundos, não perco uma vida e posso continuar jogando sem interrupções.
Por outro lado, como fantasma, também posso tocar em um fantasma de papel que outro jogador colocou no nível. Também posso colocar esses papéis para ajudar outros personagens online em sua aventura. Quando coloco meu personagem de papel, escolho entre diferentes poses. Isso dá indiretamente aos outros fãs de Mario dicas sobre os segredos escondidos. É divertido e me lembra um pouco de Dark Souls.
Tenho uma ressalva em relação ao modo online. Durante a fase de pré-lançamento, havia muito poucos fantasmas. Ainda não sei se as funcionalidades online podem se tornar um pouco invasivas ou irritantes à medida que o número de jogadores aumenta. Felizmente, o modo online pode ser desativado a qualquer momento.
Multijogador Para Quatro Jogadores? Não, Obrigado
Ao contrário de New Super Mario Bros, não há mais colisões. Portanto, não posso mais atrapalhar meus colegas de equipe pulando em suas cabeças ou empurrando-os para baixo.
Mas mesmo sem as colisões, é caótico. Muito caótico para mim. Perdemos regularmente de vista nossos personagens. Os níveis mais difíceis, mais tarde no jogo, são quase impossíveis de serem jogados por quatro jogadores. Para mim, o modo multijogador é apenas um bônus agradável que talvez eu jogue um dia com os meus filhos. Recomendo a todos os fãs de Mario jogar Wonder sozinho - ou com fantasmas virtuais online - inicialmente.
Conclusão: Um Jogo Maravilhoso
"Super Mario Bros. Wonder" é uma surpresa empolgante cheia de ideias malucas e momentos inesquecíveis. As flores milagrosas reservam inúmeras surpresas, os novos power-ups estão entre os melhores da história de Mario, e o modo online convence com suas funções inteligentes. O jogo também impressiona visualmente, com personagens expressivos e ambientes de jogo dinâmicos.
Os distintivos são uma ideia legal, mas não foram implementados de forma consistente. Espero que a Nintendo continue a desenvolver esse conceito emocionante nos futuros jogos do Mario. No geral, o jogo poderia ser um pouco mais desafiador. Exceto por alguns níveis ultra difíceis, eu atravessei o jogo (muito) facilmente. Mas isso é uma crítica de alto nível. No geral, Super Mario Bros. Wonder é um excelente jogo que se encaixa perfeitamente na linhagem dos melhores jogos Mario em 2D. Para mim, é até o melhor Mario 2D de todos os tempos.
Tags
Games