Há alguns anos atrás, havia uma febre de livros recheados de imagens super complexas e cheias de desenhos, com grandes paisagens compostas de vários pequenos elementos, cujo objetivo era procurar objetos ocultos. Passávamos horas e horas com nossos amigos procurando pequenos detalhes e se sentindo um tanto quanto vesgos quando parávamos para desviar o olhar desses volumes de "Onde está Wally?", mas há uma sensação nostálgica e acolhedora nesse estilo de brincadeira. E An Arcade Full of Cats resgata justamente esse sentimento, enquanto te coloca pra procurar por gatinhos em fliperamas ao longo dos anos! Aqui já aproveitamos para agradecer ao estúdio Devcats, que gentilmente nos enviou a chave para review.
A história diz que vários gatinhos foram enviados para fliperamas de todas as épocas, com o objetivo de "gatificar" esses espaço, tornando o futuro um lugar melhor e com menos preconceito com os bichanos. Porém, alguns desses gatos gostaram tanto desses lugares que não quiseram voltar. O jogo tem a premissa de viajar no tempo, visitando esses fliperamas de vários anos diferentes para encontrar e resgatar esses gatos.
A gameplay é muito simples e direta. Você recebe alguns objetivos assim que chega no fliperama, tendo um número específico de gatos para resgatar e completar o nível. Normalmente há muitos gatos no cenário, e alguns escondidos, que só podem ser encontrados se você interagir com certos objetos. Clicando em bolsas, potes, quadros e outros objetos, às vezes os bichanos são revelados de seu esconderijo. Além disso, em alguns níveis existem objetivos extras. Estes podem ser coletar um determinado objeto relativo à época, como partituras ou distintivos perdidos, ou encontrar uma ficha de fliperama perdida no caos dos fliperamas. Essa moeda dá acesso a um nível extra da fase a que pertence, onde você deve encontrar outros elementos, como insetos e peixes, sempre a depender do nome do fliperama em questão. A recompensa para cada tarefa extra é uma bateria, e seu objetivo secundário, além de coletar os gatinhos, e juntar 5 baterias para conseguir voltar ao futuro.
Por falar nas máquinas de fliperama, esse jogo é absolutamente recheado de referências à cultura pop, geek e gamer. Temos vários pôsteres de filmes, fliperamas com jogos clássicos e até mesmo decorações temáticas de várias franquias, sempre com alguma característica "gatificada". Temos, por exemplo, Cat-Man (Pac-Man), Gateroids (Asteroids), Nyanko no Tatsujin (Taiko no Tatsujin), Mouse vs. Catcom 2 (Marvel vs. Capcom 2), Feral Kombat (Mortal Kombat), dentre muitos outros fliperamas que brincam com a temática do game. A decoração dos locais também é incrível, mostrando muitos itens de franquias famosas como Super Mario Bros., The Legend of Zelda, acessórios como o famoso Power Glove, diversos controles nas paredes, dentre muitas outras referências. Dentro das fases extras, ainda temos referências a animações como Bob Esponja Calça Quadrada, A Pequena Sereia, e até mesmo referências de jogos como Hollow Knight!
Um ponto bem legal é que algumas das decorações são interativas, mas não somente para o ato de revelar um gatinho escondido. Há uma em específico em que é possível encontrar, em um canto do mapa, um "código" de trapaça escrito na parede, que se aplicado em um dos controles, revela um gato com uma temática um tanto quanto familiar para fãs da Nintendo. Isso adiciona camadas novas de gameplay a um jogo cuja proposta era basicamente point n' click. A única coisa que decepciona um pouco nesse ponto, é que esse tipo de interação acontece pouquíssimas vezes durante o game.
A trilha sonora também segue a temática de cada ano, passando até mesmo por anos pré-históricos com temas bastante percussionistas, chegando aos anos 80 com o famoso techno. Em geral são músicas gostosas que não enjoam, e acabam ficando como plano de fundo mesmo. Naturalmente, é comum passar bastante tempo em cada fase até encontrar, por vezes, mais de 60 gatinhos no turbilhão de informações, então a trilha sonora é bem acertada para não causar irritação e permanecer agradável.
Há ainda um recurso de acessibilidade com o formato de uma lupa, para que ele indique, aleatóriamente, a localização de um próximo gato caso você tenha dificuldades. Seu uso não é limitado, mas há um tempo de espera entre cada utilização. Acaba sendo um recurso particularmente útil, pois por vezes ele mostra um gato escondido revelando apenas parte de seu corpo, e isso desperta no jogador uma nova referência para procurar cada um deles.
O jogo está 100% em PTBR, é gratuito e está disponível na Steam, contando com 5 níveis em épocas distintas. Além disso, ele possui também uma DLC paga chamada TimeWarp Trouble, que adiciona mais 3 fases em épocas diferentes: pré-história, Era Georgiana e Velho Oeste. Normalmente essa DLC se encontra em um preço bem legal abaixo dos 10 reais, e parte desse dinheiro é destinado ao resgate de bichanos no mundo real. Essa análise, em questão, abrange o jogo base e a DLC juntos.
Veredito
Pros
- Super relaxante
- Cumpre bem sua proposta e possui uma dificuldade justa
- Gatos
- Várias referências que arrancam um sorriso de qualquer fã de videogames
- Parte dos lucros destinado ao resgate de gatos na vida real
Cons
- Jogo bem curto, podendo ser completado em cerca de 2 horas
- Pouca variação de mecânica, poderiam haver mais segredos como o do controle
- Há segredos na fachada de cada arcade, mas não há contador como no interior
Como um jogo que referencia tanto o clássico "Onde está Wally?", An Arcade Full of Cats é muito bem sucedido no que se propõe a ser: um jogo super relaxante, com proposta simples, com vários gatinhos e muito carisma. Ele poderia, no entanto, arriscar mais e incluir mais mini-games e brincadeiras como a do código na parede. Mesmo assim, é um jogo que eu surpreendentemente me diverti bastante jogando, e sua simplicidade não o desabona em nada. Pelo contrário, mostra que em um ambiente mobile, esse jogo também seria muito bem recebido. Muito indicado a quem goste de jogos de gatinhos e de procurar vários objetos.
Aproveitem e sigam o estúdio nas redes sociais para saber de novidades! Atualmente, o jogo está com o mais alto índice de avaliações positivas da Steam, então é um trabalho que vale a pena acompanhar!
- Twitter: https://twitter.com/devcatsgames
- Instagram: https://www.instagram.com/devcatsgames/
- TikoTok: https://www.tiktok.com/@devcats0