Bem-vindos à segunda parte do especial de Halloween do Benchmarker! Neste artigo, mergulharei nas profundezas do mundo dos video games para explorar os locais mais aterrorizantes que os jogadores já tiveram a oportunidade de explorar. Desde mansões abandonadas e cidades assombradas até florestas obscuras e laboratórios sinistros, o terror e o suspense são elementos fundamentais na criação de experiências inesquecíveis nos video games. Venha comigo desvendar os cenários mais assustadores jogos em nome do Dia das Bruxas. Prepare-se para um mergulho nas profundezas do horror virtual!
1. Mansão Spencer – Resident Evil 1
A Mansão Spencer, um ícone da série Resident Evil, é um dos locais mais emblemáticos e aterrorizantes do universo dos jogos de survival horror. Foi o segundo game desse gênero que tive a oportunidade de experimentar, mas foi o primeiro a verdadeiramente conquistar meu coração. As lembranças das telas de carregamento com a porta abrindo em 3D, uma tecnologia impressionante naquela época, permanecem gravadas na minha memória.
Logo no primeiro título da franquia, os jogadores são enviados para investigar a supostamente abandonada Mansão Spencer. No entanto, à medida que exploram seus corredores sinistros e salas mergulhadas na escuridão, descobrem que a mansão abriga segredos terríveis, experiências genéticas grotescas e criaturas monstruosas.
A atmosfera claustrofóbica que envolve a Mansão Spencer, juntamente com a iluminação tênue e o som ambiente assustador, cria uma sensação constante de perigo iminente. Os quebra-cabeças desafiadores e os encontros aterrorizantes com zumbis, cachorros mutantes e outras abominações aumentam a tensão. A Mansão Spencer é um exemplo clássico de como um local pode adquirir vida própria, se tornando um personagem central em um jogo de terror, e deixando uma marca indelével na memória dos jogadores. Essa mansão ocupa um espaço especial e duradouro no meu coração, como um dos lugares que verdadeiramente me introduziu ao mundo do survival horror.
2. A espaçonave AKI – Enemy Zero
Antes de comprar o PlayStation em 1996, eu tinha comprado o Sega Saturn. Um dos games que eu comprei na época foi o Enemy Zero, que é um jogo de aventura e horror desenvolvido por Kenji Eno, conhecido por sua abordagem única no gênero. Incialmente previsto para o PlayStation, o game era composto por 4 CDs e tinha umas das mais belas cenas e imagens de 1995. Em "Enemy Zero," as sequências de jogabilidade alternam entre vídeos (FMV) e exploração em tempo real, ambas em uma perspectiva em primeira pessoa. Na nave espacial em que o jogo se passa, os jogadores são confrontados com um inimigo invisível que só pode ser detectado por meio de um brinco que emite sons. Essa premissa, combinada com o ambiente claustrofóbico e futurista da nave, cria uma experiência de terror psicológico intensa.
À medida que os jogadores exploram os corredores escuros e apertados da nave, a tensão aumenta à medida que o inimigo invisível se aproxima. Cada passo pode ser potencialmente mortal, e a necessidade de usar sons para se defender adiciona um elemento de pânico constante. A nave em "Enemy Zero" representa uma mistura única de elementos de horror, ficção científica e suspense, tornando-a um dos locais mais assustadores e intrigantes dos vídeos games.
3. Estrada de Pine View Drive – Pine View Drive
Em "Pine View Drive", os jogadores exploram a sinistra Pine View Drive, uma estrada ladeada por mansões aparentemente abandonadas. Este jogo de horror em primeira pessoa coloca os jogadores no papel de um personagem que retorna à sua antiga casa em busca de sua esposa desaparecida. A escuridão da noite e o silêncio opressivo da Pine View Drive criam uma atmosfera de constante inquietação.
As lendas sinistras que assombram esta casa à beira-mar tornaram-se famosas. As histórias dizem que ninguém conseguiu suportar mais de 30 dias dentro da mansão desde o desaparecimento de Linda. Enfrentando uma força maior do que você jamais imaginou, você deve cruzar o limite e confrontar o mal que envolve esta casa enigmática. Para desvendar o mistério do desaparecimento de Linda e levantar o véu sobre essa história perturbadora, não há tempo a perder.
Conforme os jogadores investigam as mansões sombrias e tentam desvendar o mistério por trás do desaparecimento de sua esposa, eles se deparam com eventos sobrenaturais, visões aterrorizantes e enigmas macabros. A estrada aparentemente interminável e as casas escuras e misteriosas contribuem para uma experiência de horror psicológico que mantém os jogadores em suspense constante. Você sente medo o tempo todo, e isso é muito legal.
4. Pine View Forest - Passing Pineview Forest
"Passing Pineview Forest" é um mini prelúdio gratuito ambientado no universo de Pineview Drive. Atrás da casa abandonada na Pineview Drive, encontra-se a sinistra Pineview Forest. A trilha escura e ameaçadora da floresta que leva diretamente à propriedade de Pineview deve ser explorada, mas cada um de seus movimentos e reações está sendo observado. Você deve manter a calma durante a caminhada, ou então uma força sobrenatural o pegará! Para sobreviver, você precisará de nervos firmes, pois qualquer sinal de medo tem um preço — sua vida.
"Pine View Forest" é simplesmente assustador. Neste ambiente, o jogador se aventura em uma densa floresta. A escuridão da floresta, combinada com a trilha sonora inquietante e a presença ameaçadora invisível, cria uma atmosfera de terror e suspense implacável.
Enquanto o jogador explora o ambiente sombrio de "Pine View Forest", ele precisa encontrar pistas e documentos enquanto tenta evitar essa força invisível, uma entidade sobrenatural assustadora que o persegue implacavelmente. A sensação de estar perdido na floresta escura, com vislumbres fugazes da figura sinistra, contribui para a intensidade do medo e da tensão.
5. Navio SS Ourang Medan - The Dark Pictures Anthology: Man of Medan
"Man of Medan" é o primeiro título da série "The Dark Pictures Anthology" e se desenrola a bordo de um navio fantasma abandonado chamado "Ourang Medan". Baseada em fatos reais, a história do SS Ourang Medan é frequentemente citada como uma das mais enigmáticas e sinistras histórias marítimas do século XX. A lenda diz que, em meados da década de 1940, um navio mercante holandês chamado SS Ourang Medan enviou um sinal de socorro que dizia que todos a bordo estavam mortos. Quando um navio de resgate chegou ao Ourang Medan, encontraram a tripulação inteira morta, com expressões de terror em seus rostos. Não havia sinais de ferimentos ou batalha a bordo, e o navio estava intacto. Pouco tempo depois de terem descoberto isso, o Ourang Medan explodiu e afundou.
No game, os jogadores assumem o controle de vários personagens enquanto exploram os corredores escuros e os camarotes misteriosos do navio. A atmosfera claustrofóbica do navio, combinada com o desconhecido que espreita em cada canto, cria uma sensação constante de medo. E isso me lembra muito a sensação de assistir ao filme “Navio Fantasma”, de 2002, que faz você sentir um misto de adrenalina, aventura e medo.
Conforme os jogadores desvendam o enredo e tomam decisões cruciais, eles enfrentam situações aterrorizantes e a ameaça de entidades sobrenaturais. O ambiente do navio em "Man of Medan" é crucial para a narrativa do jogo e contribui significativamente para o clima de tensão e terror que o permeia.
6. Little Hope - The Dark Pictures Anthology: Little Hope
"Little Hope" é o segundo título da série "The Dark Pictures Anthology" e é ambientado na misteriosa cidade de Little Hope. Os jogadores exploram os terrores do passado e do presente enquanto investigam os segredos sombrios da cidade. A atmosfera densa e melancólica de Little Hope, com suas ruas vazias, névoa espessa e edifícios abandonados, cria um cenário perfeito para o horror.
Conforme os jogadores interagem com os personagens e enfrentam escolhas cruciais, eles se veem em situações assustadoras e são confrontados com aparições sobrenaturais. A cidade de Little Hope é fundamental para a narrativa do jogo e adiciona uma camada de suspense e tensão que envolve os jogadores em um enredo complexo e perturbador, além de ser um game com uma reviravolta incrível no final. Nada do que parece ser é.
7. Racoon City – Resident Evil
Raccoon City é uma cidade fictícia que serve como cenário central em vários jogos da série "Resident Evil". Ela é conhecida por sua transformação de uma cidade pacífica em um pesadelo zumbi devido a experimentos biológicos desastrosos da Umbrella Corporation. A primeira vez que ouvi falar foi durante o vídeo de introdução do game Resident Evil 1, que era um live action. Era completamente sensacional ter esse tipo de conteúdo em um console da época!
Raccoon City é sinônimo de desespero e sobrevivência. Os jogadores atravessam ruas escuras, becos estreitos e edifícios abandonados, enquanto tentam evitar zumbis e outras criaturas horríveis. A sensação de um cenário urbano familiar e agora aterrorizante é uma característica marcante de Raccoon City, que desempenha um papel crucial na construção do terror na série Resident Evil.
Apesar da conotação pesada da cidade, muito fãs da série Resident Evil adorariam explorar cada esquina desse local. Eu, pelo menos adoraria!
8. Laboratório da Umbrella - Resident Evil
O Laboratório da Umbrella é uma instalação sinistra e recorrente na série Resident Evil, onde a maléfica corporação Umbrella Corporation conduz experimentos biológicos perigosos e segredos são mantidos ocultos. Este laboratório é frequentemente o epicentro das crises zumbis que assolam Raccoon City e outros locais no mundo de Resident Evil.
À medida que os jogadores exploram os corredores sombrios e laboratórios cheios de criaturas mutantes, a atmosfera se torna ainda mais tensa e aterrorizante. Os jogadores frequentemente enfrentam monstros geneticamente modificados, dispositivos de segurança mortais e quebra-cabeças complexos enquanto buscam informações vitais. O Laboratório da Umbrella é um exemplo clássico de um local que acrescenta uma camada adicional de horror à série Resident Evil e se tornou um símbolo do perigo e da conspiração no universo dos jogos.
9. A Vila - Resident Evil Village
A vila de "Resident Evil Village" é o cenário central do jogo mais recente da série Resident Evil. Esta vila rural europeia aparentemente tranquila esconde segredos sombrios e uma presença maligna. Os jogadores assumem o controle de Ethan Winters enquanto exploram as ruas sinistras, casas abandonadas e outros locais assustadores da vila.
A Villa de "Resident Evil Village," também conhecido como "Resident Evil 8," é um dos principais cenários do jogo e desempenha um papel fundamental na história e na atmosfera assustadora do título. Este jogo de survival horror da renomada franquia "Resident Evil" leva os jogadores a um novo pesadelo, com a Villa sendo um dos pontos altos do terror.
A Villa é uma vila rural situada na Europa, cercada por uma paisagem sombria e misteriosa. O ambiente é marcado por uma arquitetura gótica e elementos do folclore europeu que adicionam uma sensação única de horror ao jogo. Os jogadores assumem o papel de Ethan Winters, que chega à Villa em busca de sua filha desaparecida.
O local é dominado pela família Dimitrescu, um grupo de vilões icônicos e ameaçadores liderado por Lady Alcina Dimitrescu, uma mulher extremamente alta e mortal. A Villa esconde segredos sombrios, criaturas grotescas e uma aura de pesadelo. Os jogadores exploram a mansão principal da família Dimitrescu, assim como os arredores, enquanto tentam desvendar o mistério por trás do desaparecimento de sua filha.
A atmosfera opressiva da vila, com sua arquitetura gótica e sombria, cria uma sensação constante de ameaça iminente. Os jogadores se deparam com criaturas grotescas, como as filhas de Lady Dimitrescu e outros inimigos aterrorizantes.
10. A Casa da Família Baker - Resident Evil 7
A Casa da Família Baker é o cenário principal de "Resident Evil 7: Biohazard". Neste jogo, os jogadores assumem o papel de Ethan Winters, que está em busca de sua esposa desaparecida e acaba encontrando os membros perturbados da família Baker. A casa é uma mansão decadente e deteriorada, cheia de corredores escuros, quartos sombrios e segredos sinistros.
Conforme os jogadores exploram a Casa Baker, eles se deparam com enigmas, inimigos grotescos e uma atmosfera de terror psicológico palpável. Os membros da família Baker, especialmente Jack, Marguerite e Lucas, perseguem o jogador implacavelmente, adicionando uma camada adicional de tensão à experiência. A casa da família Baker é uma adição memorável ao cânone de locais aterrorizantes nos vídeo games.
11. A Cidade de Silent Hill - Silent Hill
Silent Hill, a cidade que dá nome à série, é um local que se tornou um ícone do gênero de horror nos vídeo games. Essa cidade fictícia é conhecida por seus horrores sobrenaturais e pesadelos psicológicos que atormentam os protagonistas da série. Cada jogo da série "Silent Hill" mergulha os jogadores em um ambiente obscuro e perturbador, onde a linha entre a realidade e a loucura é constantemente desafiada.
A cidade é habitada por criaturas grotescas, névoa espessa, ruas escuras e prédios abandonados, criando uma atmosfera de medo e desespero constante. Os jogadores exploram locais icônicos, como o Hospital Brookhaven e o Lago Toluca, enquanto desvendam os segredos obscuros de Silent Hill e enfrentam seus próprios demônios interiores. Silent Hill é um exemplo perfeito de como um ambiente pode ser um elemento fundamental na criação de um terror psicológico e profundo nos video games.
12. A Cidade de The Evil Within - The Evil Within
"The Evil Within" transporta os jogadores para uma cidade sombria e distorcida, onde a realidade e a loucura se entrelaçam de maneira assustadora. A cidade apresenta uma paisagem urbana decadente e distorcida, repleta de construções macabras e criaturas grotescas. Conforme os jogadores exploram a cidade, eles enfrentam uma série de horrores e desafios aterrorizantes.
A cidade em "The Evil Within" é um verdadeiro pesadelo, onde a escuridão, a violência e a insanidade são constantes companheiras dos jogadores. Os ambientes deformados e surrealistas adicionam uma camada adicional de terror psicológico à experiência, à medida que os jogadores tentam desvendar os mistérios e escapar dos horrores que a cidade guarda.
13. Polônia Pós Comunista - The Medium
A cidade em "The Medium" é um cenário sombrio e inquietante que serve como pano de fundo para este jogo de horror psicológico. Os jogadores assumem o papel de Marianne, uma médium que possui a capacidade de viajar entre o mundo dos vivos e o mundo dos espíritos. A cidade é uma fusão de dois tempos: o período atual e o pós-guerra, que cria um ambiente assustador e cheio de mistérios.
A cidade em "The Medium" está repleta de prédios abandonados, corredores sombrios e memórias atormentadas. A capacidade de Marianne de explorar o mundo dos espíritos adiciona uma camada adicional de horror, pois ela deve lidar com criaturas sobrenaturais e enfrentar seus próprios medos. A atmosfera opressiva e o design sonoro perturbador fazem da cidade um ambiente aterrorizante que desafia os jogadores a mergulhar em um mundo de pesadelos e descobrir segredos sombrios.
14. O Manicômio Mount Massive - Outlast
O manicômio do jogo "Outlast" é um dos locais mais assustadores e icônicos do gênero de horror nos vídeo games. Os jogadores assumem o papel de Miles Upshur, um jornalista que decide investigar os horrores que ocorrem no manicômio de Mount Massive, uma instituição psiquiátrica abandonada e tomada por pacientes insanos.
A atmosfera opressiva do manicômio é palco de tortura, violência e experimentos macabros, além de ser habitado por presos psicopatas que farão qualquer coisa para impedir a fuga de Miles. A escuridão, os gritos de loucura e os encontros aterrorizantes contribuem para um cenário de medo implacável. O manicômio de "Outlast" é um exemplo notável de como um ambiente pode criar um horror psicológico imersivo e perturbador.
15. A Cidade de Outlast 2 - Outlast 2
A cidade de "Outlast 2" é o cenário principal do jogo e é uma localidade rural aterrorizante, isolada no deserto do Arizona. Os jogadores assumem o papel de Blake Langermann, um jornalista investigativo que se encontra em meio a horrores sobrenaturais e fanatismo religioso ao investigar o desaparecimento de uma mulher grávida conhecida apenas como Jane Doe.
A cidade é marcada por uma atmosfera de opressão, com igrejas sombrias, cultos macabros e horrores psicológicos. Os jogadores se aventuram por uma paisagem rural que se torna progressivamente mais bizarra e perturbadora.
16. Cidade de Bright Falls - Alan Wake
A cidade de Bright Falls é o cenário principal de "Alan Wake," um jogo de ação e suspense psicológico. Os jogadores assumem o papel de Alan Wake, um escritor que vai a Bright Falls em busca de inspiração e para superar o bloqueio criativo. No entanto, a cidade pacífica logo se transforma em um pesadelo sobrenatural.
Bright Falls é caracterizada por suas paisagens deslumbrantes, densas florestas e um lago pitoresco, mas tudo isso é permeado por um horror insondável. A escuridão é um elemento central no jogo, com inimigos sobrenaturais que só podem ser combatidos usando luz. A cidade de Bright Falls se torna progressivamente mais sombria e sinistra à medida que os jogadores enfrentam criaturas e eventos sobrenaturais. A narrativa complexa e a atmosfera envolvente fazem da cidade um elemento fundamental na construção do suspense e do terror.
Conclusão
Cada um desses locais proporciona uma experiência única de medo e tensão, desafiando os jogadores de maneiras distintas e imersivas. Explorar esses locais proporciona experiências arrepiantes e inesquecíveis que cativam e desafiam os fãs do gênero de horror nos vídeo games, mergulhando-os em mundos aterrorizantes repletos de desafios assustadores e reviravoltas sinistras. Cada ambiente se torna um personagem por direito próprio, contribuindo para a construção do terror e do suspense que fazem dos jogos de horror uma experiência única e inesquecível.
Tags
Opinião