Games: Luigi's Mansion e seu divertido "Terror"!


O Halloween bate à porta, e essa é uma data "importada" pelo Brasil que sempre me cativou muito com a temática. Não por eu sempre ter gostado de filmes e jogos de terror, mas porquê havia um estranho senso de aconchego nas decorações com tons escuros e laranjas, repletas de abóboras e doces. O interessante é que eu não sou desses que se sente em casa quando estou em ambientes ditos como assustadores e mal-assombrados, sou justamente o contrário. Mas tem algo nessa data que me remete muito a comer muitas coisas e jogar com os amigos, e isso sim é afetivo. E acho que é por isso que Luigi's Mansion me parece o meu jogo favorito para o Halloween!

Luigi's Mansion é um jogo que foge completamente do estilo que os jogos do Mario costumam seguir. É mais lento, com um personagem super medroso, ambientes escuros e corredores apertados. Mas o carisma que ele exala, junto com seu humor, criam uma experiência de "jogo de terror sem terror". A forma como cada ambiente se ilumina após você o livrar da influência dos fantasmas, ou a forma como os fantasmas não são necessariamente malvados, é algo que cria naquela mansão uma sensação de conforto curiosa. É como um dia de tempestade, no qual você pode ficar em casa em baixo das cobertas, tomando um café quentinho.


O jogo, originalmente lançado para Nintendo Gamecube, hoje já possui um port muito bonito para Nintendo 3DS, e 2 sequências: Luigi's Mansion 2: Dark Moon também para Nintendo 3DS, e Luigi's Mansion 3 para Nintendo Switch. Vale ressaltar que há um port de Luigi's Mansion 2 para o Switch em desenvolvimento. Os três jogos possuem uma gameplay muito semelhante, com algumas otimizações aqui e ali. Basicamente, Luigi deve recapturar os fantasmas que fogem em cada jogo e bagunçam o local onde se encontram possuindo objetos e raptando personagens. Seu equipamento principal é composto por um aspirador de pó adaptado para sugar fantasmas ao melhor estilo Ghostbusters, e uma lanterna utilizada para atordoá-los. O interessante é que esse aspirador pode ser usado também para armazenar e liberar elementos como fogo e gelo, úteis para a resolução de alguns puzzles. Além disso, é possível utilizá-lo como propulsão de ar em certos momentos, e como um forte "arremessador de objetos" que ficam presos na boca do aspirador.


Luigi's Mansion 3

A mecânica funciona, em todos, da mesma forma: você atordoa os fantasmas com sua lanterna e começa a capturá-los usando seu aspirador de pó. A partir daqui, é quase como uma pescaria: você deve sempre puxar na direção contrária da qual o fantasma está se movendo, até que ele se liberte e o processo recomece. Ao zerar os pontos de vida do fantasma, ele é capturado. Mas cuidado, pois no meio tempo em que ele se liberta, você precisa achá-lo de volta antes que ele te assuste. Além disso, você sempre pode conferir seus status através do seu aparelho de comunicação. Dito isso, algo que a Nintendo sempre faz é arrumar uma forma de incluir seus consoles dentro de seus próprios jogos. Nesse caso, Luigi usa consoles adaptados como uma forma de comunicador com o cientista que o auxilia em sua missão, passando pelo Game Boy Color e até mesmo pelo Nintendo DS nessa brincadeira.


Luigi's Mansion 3DS

A maior diferença entre cada título é o local onde o jogo se passa. No primeiro game, se passa na mansão onde Luigi adentra em busca de seu irmão desaparecido, tendo de enfrentar King Boo que fora recentemente libertado. No segundo game, ele deve juntar os fragmentos da Lua Sombria antes que o King Boo coloque suas mãos nela e obtenha mais poder, e para isso, passa por 5 mansões, cada uma com uma temática diferente. E finalmente, no terceiro game, Luigi sai de férias com Mario, Peach e seus amigos, e acaba em um hotel Mal-assombrado que prende todos eles em quadros, e novamente temos King Boo pedindo música no fantástico, agora com a Dona do Hotel compartilhando o papel de vilão.

Luigi's Mansion: Dark Moon

O interessante é que, de todos os jogos, o terceiro é o que mais varia seus ambientes. Contando com 17 andares, ele apresenta um tema diferente em cada um deles, tendo um andar set de cinema, um andar museu, um andar do deserto, dentre muitos outros temas. É também o jogo que mais investe nos puzzles de cada fase, o que faz com que cada andar liberado seja uma conquista. A variedade de fantasmas e chefes também é maior, e há mais verticalidade na exploração do hotel. Se quiser fazer tudo do jogo, com certeza terá que investir mais tempo do que nos seus antecessores. A título de comparação, Luigi's Mansion 1 tem uma duração de cerca de 7 horas (8 para complecionistas), enquanto Luigi's Mansion 2 tem cerca de 14h (18 para complecionistas) e Luigi's Mansion 3, 13h (22 para complecionistas).




Luigi's Mansion 3

O ponto alto desses jogos, pra mim, é a trilha sonora. É impossível pra mim ouvir o tema do game sem imaginar o Halloween. É uma música que não é alegre, mas tem um certo ritmo que confere uma suavização do tema de terror. É o que se esperaria de temas de castelos e catedrais em outros jogos do Mario, ou mesmo jogos como "Tiny Toon Adventures: Buster Busts Loose!" que possuem temas bem orquestrados e sombrios nessas fases. Mas há algo nessas composições do nosso amigo de boina verde que torna essa temática mais divertida, mais aconchegante, ou até menos amedrontadora. E o mais curioso nesse sentido, é que o jogo não toca a música o tempo inteiro. Temos várias sessões, especialmente quando as luzes do local estão apagadas e as áreas inexploradas, em que ouvimos a música orquestrada. Mas em áreas já exploradas, é comum que o jogo fique sem música, e só se ouça os passos do encanador, sua tremedeira de medo, e ele cantarolando e assoviando o tema com a voz trêmula. Isso passa uma naturalidade à forma que aquela música define a mansão na qual você está jogando, e te puxa pra uma experiência mais leve e divertida, do que um simples "terror do Luigi".

Luigi's Mansion 3DS

Luigi's Mansion é meu jogo de conforto para datas como o Dia das Bruxas. Eu me peguei cantarolando seu tema inúmeras vezes na última semana, o que criou um forte sentimento de nostalgia para rejogar cada um deles. Particularmente, meu preferido ainda é o primeiro, mas é difícil sequer colocá-los em ordem de preferência. Todos os três são ótimas pedidas para o Halloween, seja para jogar com os amigos, seja para jogar sozinho ou com a família. O primeiro é single-player em sua versão de Gamecube; o segundo possui modos de jogo específicos para multiplayer; e o terceiro, bem como o remaster do primeiro jogo de 3DS, podem ser jogados inteiramente multiplayer caso seja desejado. Então já sabe! Arrume sua decoração de abóboras e esqueletos, tenha doces sempre ao seu alcance, busque sua lanterna, seu caçador de fantasmas 3000 (também conhecido como seu aspirador de pó) e se prepare para encarar vários fantasmas coloridos!
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