Desempenho Excepcional. Fidelidade Máxima.
A AMD FidelityFX™ Super Resolution (AMD FSR) é nossa tecnologia de melhoria de resolução de última geração, originalmente lançada em 2021 e atualizada para a AMD FSR 2 no ano passado. Desde então, o número de jogos disponíveis e futuros que suportam o FSR cresceu rapidamente para mais de 300 jogos!
Além de levar o AMD FSR para cada vez mais jogos, a AMD trabalhou arduamente para apresentar a próxima geração da tecnologia, o AMD FSR 3! O FSR 3 utiliza uma combinação de tecnologia avançada de melhoria de resolução temporal e geração de quadros para proporcionar taxas de quadros enormes em jogos suportados.
Novos Recursos da AMD FSR 3
O aprimoramento chave do AMD FSR 3 em relação ao FSR 2 é a adição da geração de quadros. Essa tecnologia utiliza uma versão aprimorada da tecnologia de fluxo óptico AMD Fluid Motion Frames (AFMF)2 e dados temporais do jogo, como vetores de movimento, para gerar quadros adicionais de alta qualidade para uma taxa de quadros superior em jogos suportados, até 2x2. O desempenho adicional da geração de quadros pode ser extremamente benéfico em situações muito exigentes, como jogar em 4K com configurações de ray tracing máximas ou quando as taxas de quadros estão limitadas pela CPU.
O AMD FSR 3 também inclui a versão mais recente da tecnologia de melhoria de resolução temporal usada no FSR 2, que foi otimizada para ser totalmente integrada à nova tecnologia de geração de quadros, e um novo modo de qualidade "Native AA" do qual falaremos mais detalhadamente posteriormente neste blog. No entanto, o foco com o FSR 3 foi de criar uma tecnologia de geração de quadros de alta performance e alta qualidade que funcione em uma ampla gama de produtos.
A tecnologia de geração de quadros AMD FSR 3, permite taxas de quadros em jogos suportados que anteriormente eram consideradas inatingíveis nos títulos mais exigentes graficamente, mesmo em 4K com configurações máximas de ray tracing. Você pode usar a geração de quadros com qualquer um dos modos de qualidade de melhoria de resolução FSR 3, incluindo "Qualidade" e "Desempenho", para configurar a relação entre qualidade de imagem e desempenho de melhoria de resolução de acordo com suas preferências.
No gráfico abaixo, você pode ver o aumento maciço de até 3,3x na taxa de quadros que o AMD FSR 3 no modo "Desempenho" e com a geração de quadros ativada pode proporcionar.
Um ponto importante a observar, no entanto, é que ao usar a geração de quadros, a ANMD recomenda de sempre rodar com pelo menos 60 FPS para uma experiência otimizada e com baixa latência. Dependendo do hardware gráfico utilizado e das especificações gerais do sistema, é precisoajustar as configurações gráficas do jogo, a resolução e o modo de qualidade de melhoria de resolução para alcançar isso.
Novo Modo "Native AA" para Fidelidade Máxima
"Native AA" significa Anti-Aliasing Nativo e é um novo modo de qualidade introduzido no AMD FSR 3. Ao contrário dos outros modos, ele permite usar o AMD FSR 3 sem aplicar qualquer melhoria de resolução, mas ainda aplica o anti-aliasing e nitidez de alta qualidade do FSR para melhorar a qualidade da imagem em relação à resolução nativa.
Isso significa que em casos em que o AA padrão do jogo não é ideal, usar o modo "Native AA" pode proporcionar uma melhor qualidade de imagem. Há um custo de desempenho moderado ao usar esse novo modo. No entanto, quando combinado com a geração de quadros do AMD FSR 3, o modo "Native AA" também pode oferecer um aumento substancial de desempenho, como pode ser visto no gráfico abaixo.
O modo "Native AA" mais a geração de quadros oferece o melhor dos dois mundos - qualidade de imagem aprimorada e desempenho.
Redução de Latência
O AMD FSR 3 inclui tecnologia de redução de latência para experiências de jogo responsivas ao usar a tecnologia de geração de quadros. Recomenda-se rodar a 60+ FPS antes de ativar a geração de quadros do FSR 3 para mitigar qualquer latência introduzida pela tecnologia.
Adicionalmente, jogadores que utilizam placas de vídeo da série AMD Radeon™ RX 7000 podem opcionalmente ativar e combinar os benefícios de nossa nova tecnologia baseada em driver, a AMD Radeon™ Anti-Lag+5 (parte de uma próxima atualização do aplicativo AMD Software: Adrenalin Edition™), para reduzir ainda mais a latência em jogos suportados, incluindo jogos do FSR 3 como Forspoken, quando a geração de quadros é utilizada. Para jogadores que utilizam placas de vídeo da série AMD Radeon™ RX 6000 ou inferiores ao jogar um jogo FSR 3, eles podem usar o Anti-Lag, que funciona em todos os jogos.
Para todos os jogadores que utilizam virtualmente qualquer hardware, a tecnologia de redução de latência embutida no AMD FSR 3 fornecerá uma valiosa redução de latência ao usar a geração de quadros, e nossas soluções de redução de latência em driver são um BÔNUS para os jogadores da AMD Radeon, que se somam para proporcionar a melhor experiência possível.
Suporte de Jogos AMD FSR 3
Os primeiros jogos que se espera que adicionem suporte ao AMD FSR 3 são Forspoken e Immortals of Aveum no início do outono. Também estamos anunciando 10 jogos adicionais que se espera que suportem o FSR 3, com ainda mais jogos previstos para adicionar o FSR 3 no futuro:
A AMD conta com 15 desenvolvedores de jogos e publicadoras comprometidos atualmente em apoiar o AMD FSR 3, com mais esperados para se juntarem no futuro:
A AMD tambéem está trabalhando em estreita colaboração com a Epic Games para trazer suporte ao AMD FSR 3 para a Unreal Engine, e um plug-in FSR 3 para Unreal® Engine 5 estará disponível em breve para os desenvolvedores facilitarem a integração do FSR 3 em seus jogos UE5.
Suporte Contínuo para Inovação Aberta
Como parte da suíte de recursos e tecnologias AMD FidelityFX para desenvolvedores, o AMD FSR 3 será uma tecnologia de código aberto, disponível gratuitamente para os desenvolvedores em GPUOpen.com em um futuro próximo e suportada em uma ampla variedade de produtos e plataformas, incluindo consoles. O FSR 3 também se juntará ao SDK AMD FidelityFX ao lado das outras tecnologias AMD FidelityFX disponíveis em GPUOpen.com.
O AMD FSR 3 foi projetado como uma solução escalável com geração de quadros que suporta várias plataformas de hardware. Ele foi projetado para funcionar em muitos tipos de PCs, independentemente do fornecedor de hardware gráfico subjacente, e até mesmo em consoles. As tecnologias AMD FidelityFX tornam mais fácil para os desenvolvedores criar para uma plataforma e depois portar para outra, levando suas últimas criações às mãos de tantos jogadores quanto possível. O AMD FSR 3 também será fácil de integrar, permitindo que os desenvolvedores concentrem seu tempo valioso em outras áreas críticas do jogo que precisam de mais atenção para proporcionar as melhores experiências possíveis e ajudá-los a cumprir prazos para lançar suas últimas criações no mercado.
Produtos Suportados pelo AMD FSR 3
O AMD FSR 3 é uma tecnologia de código aberto que não requer hardware de aprendizado de máquina (ML), o que permite seu suporte a uma ampla gama de produtos e plataformas, incluindo consoles. Ao usar o FSR 3 com melhoria de resolução de super resolução e geração de quadros, recomendamos o seguinte hardware:
Hardware Suportado e Recomendado para usar o AMD FSR 3 com Melhoria de Resolução e Geração de Quadros
Suportado:
AMD Radeon™ RX 5700 e acima
Recomendado:
AMD Radeon™ RX 6000 Series e acima
Suportado:
NVIDIA GeForce RTX™ 20 Series e acima
Recomendado:
NVIDIA GeForce RTX™ 30 Series e acima
Como o AMD FSR 3 é uma tecnologia de código aberto, ele funcionará em uma gama mais ampla de hardware além do que recomendamos acima. Se estiver usando apenas melhoria de resolução de super resolução SEM geração de quadros, recomendamos o seguinte hardware:
Hardware Suportado e Recomendado para usar o AMD FSR 3 apenas com Melhoria de Resolução
Suportado:
AMD Radeon™ RX 590 e acima
Recomendado:
AMD Radeon™ RX 5000 Series e acima
Suportado:
NVIDIA GeForce® GTX 10 Series e acima
Recomendado:
NVIDIA GeForce RTX™ 20 Series e acima
Disponibilidade do AMD FSR 3
Os primeiros jogos que se espera que adicionem suporte ao AMD FSR 3 são Forspoken e Immortals of Aveum no início do outono, e mal podemos esperar para que você experimente o FSR 3 neles e veja o desempenho maciço e a fidelidade máxima que nossa mais recente atualização em nossa tecnologia de melhoria de resolução proporcionará.