Os fabricantes de componentes para PC não acham os cabos atraentes. Essa é a conclusão que se pode tirar da nova placa de vídeo Konzept RTX-40. Ela não é mais alimentada pelos conectores PCIe, mas diretamente pela placa-mãe.
Segundo o relato da Wccftech, a Asus está trabalhando em uma placa de vídeo RTX 4070 que não usa os conectores de alimentação PCIe usuais. Em vez disso, a placa é alimentada por um slot proprietário na placa-mãe. Esse slot está localizado atrás do slot PCIe e é chamado de "GC_HWPR". Ele é capaz de fornecer até 600 watts de potência.
A Asus exibiu a placa de vídeo em uma placa-mãe de jogos Z790-TUF, que não possui portas de alimentação na frente. Em vez disso, elas estão localizadas na parte traseira da placa-mãe. Além dos conectores usuais de 24 pinos para a placa-mãe e conectores de 8 pinos para a CPU, a placa-mãe possui três conectores de 8 pinos para as placas PCIe e um 12VHPWR.
A ideia não é totalmente nova. Vários fabricantes estão trabalhando para eliminar a confusão de cabos da frente para trás do PC. No entanto, as abordagens diferem. No Projeto Stealth, a Gigabyte coloca os conectores PCIe da placa de vídeo na parte traseira da placa de vídeo. Os cabos PCIe padrão são então roteados da frente para trás de forma invisível através de um orifício na parede do gabinete.
Em termos de preço, tanto a placa quanto a placa-mãe devem ser um pouco mais caras do que outros modelos do fabricante. Isso se deve a custos de produção mais altos, devido a um layout incomum e a um número reduzido de peças. A data de lançamento da placa ainda não é conhecida. A placa-mãe deve estar disponível mais tarde no ano.
Em essência, eu apoio a abordagem dos fabricantes. Mas é a implementação que me preocupa. Cada fabricante parece fazer à sua maneira. Isso é bom enquanto é apenas um conceito. Resta esperar que os fabricantes consigam chegar a um acordo sobre um padrão. Caso contrário, os componentes podem deixar de ser fisicamente compatíveis entre si.